II FESTIVAL NACIONAL CINEMA, ARTE E COZINHA MINEIRA

Venha prestigiar, cinema, arte e cozinha, três elementos que se casam perfeitamente quando o assunto é enaltecer a cultura. Nepomuceno-MG, mais uma vez será palco para a divulgação e fortalecimento de raízes mineiras.

Tratando-se de Minas Gerais, automaticamente vem no pensamento aquele cafezinho com aroma suave, deliciosos gostos de comidas típicas na boca e um belo som de viola trazendo tranquilidade e memórias nostálgicas, não é mesmo? Essas sensações podemos senti-las no II Festival Nacional Cinema, Arte e Cozinha Mineira! Você não pode ficar de fora!

A segunda edição do evento acontecerá entre os dias 20 à 23 de abril e contará com inúmeras atividades ao longo dos 04 dias de festa. Além de entretenimento e aprendizado para toda família, o festival terá como foco a ‘cadeia produtiva do café – Cafés do Brasil’ possibilitando negócios e oportunidades no mercado. Falando de trabalho, baseado também em inovação, o evento contribuirá com o bem estar e a melhoria na cadeia produtiva dos cafés regionais, com apresentação de resultados qualitativos. Desta forma, é indispensável a presença de produtores rurais.

O café é pilar diante da cultura interiorana, porém, não podemos deixar de citar o cinema, que assim como na edição passada, retrata pontos importantes. Sucesso no evento, com destaque na divulgação, o espaço do cinema no festival terá uma abertura com participações de curtas metragens de todo o país. Os filmes passarão pela curadoria e seleção de exibição, bem como ações diretas de convites de participações de faculdades de todo território nacional, enriquecendo a troca de experiências do interior com outros lugares.

 A categoria também premiará em dinheiro com valores de R$1.500,00 a R$20.000,00 os primeiros colocados na arte, fazendo com que o trabalho dos idealizadores sejam valorizados e possam incentivar e colaborar para o crescimento da produção de filmes nacionais. No espaço também terá a Rua do futuro – Cinema Cultural, que será destinada ao lazer infantil.

E a arte no meio de tudo isso? A arte se manifesta como um todo, desde a estrutura, decorações, até as exposições e apresentações. Nesta edição, a Feira de Artes será um dos atrativos com a comercialização de diversos objetos. O Cafés do Brasil – Cafeterias, também é um dos destaques. Neste ambiente do evento, tudo será intencionado na exposição dos cafés locais, regionais e nacionais em cafeterias diferenciadas. Já o Tendão do Agro, será um local onde estarão à disposição as amostras de estandes do mundo Agro. No mesmo espaço as cooperativas e parceiros estarão compartilhando conhecimentos e degustação de cafés especiais.

O objetivo é criar um ambiente interativo empresarial, com a presença de trades do agro. O Circuito Café com Leite – Circuito Cozinha Mineira – Cozinha Show, será mais uma das grandes atrações, a união da feira dos municípios junto a cozinha show será uma ação em parceria entre Frente Mineira Gastronômica e Brasel, que visam ações de divulgação das promoções e de produtos que foram desenvolvidos nas respectivas localidades.

O foco principal neste espaço será estimular o setor de alimentação e contribuir na expansão da profissionalização, como também, ajudar o turismo na região e frisar a qualidade das empresas do segmento, particularmente no uso do café e subprodutos. As ações contarão com chefes mirins, chefes locais, regionais, nacionais e internacionais. Os horários de funcionamento das atividades serão das 10h às 20h e em alguns setores como no cinema, se estenderá até às 21h.

Sobre café, estamos entendidos; e quanto a alimentação? Essencial em um evento de tamanho porte a degustação de comidas típicas do interior, não é? No II Festival Cinema, Arte e Cozinha Mineira, a praça de alimentação, estará organizada em conglomerados de barracas e mesas para vendas de alimentos e bebidas. Com a intenção de gerar um lugar aconchegante, música ao vivo será um dos complementares com estilo ‘boteco’, disponível diariamente. Dito isso, o momento de apreciação de churrasco no paladar, ao som de moda de viola está mais que confirmado no festival.

E como em todo evento mineiro, não se pode dispensar o público sem bons shows. Em 2023, estarão presentes: Felipe Araújo, Humberto e Ronaldo, Edson, Udson e artistas locais, evidenciando talentos que há cidade de Nepomuceno como: Júnior e Fagner (com a noite do arrasta pé), Gabriel da pisadinha (com o lual da pisadinha) e Iago Mendes (Com o bailão do agro). Para o fechamento do evento, a missa e a corrida de bikes irão encerrar a edição. Esperamos por você!

Veja nossa matéria na íntegra:

Talita Rodrigues, Assessora de imprensa.