Município quer entrar para o Guiness com a maior degustação de café do mundo

O município de Nepomuceno, na região sul do estado, se prepara para entrar no circuito mineiro de festivais culturais e gastronômicos com o 1º Festival Nacional de Arte, Cinema e Cozinha Mineira, que será realizado entre os dias 20 e 24 de abril de 2022.  Com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do café, – que é a principal produção local – o eventocontará com várias apresentações gastronômicas de chefes regionais e nacionais, com pratos à base de café e produtos locais, demonstração da agricultura familiar, cursos, além de degustação de café com especialistas, exibição de filmes e oficinas de cinema para os jovens.

O festival também terá, em seu palco principal, a presença de cantores sertanejos de renome nacional, como Gian e Geovani (20/4), Leonardo (21/4), Gino e Geno (22/4), Bruno e Barreto (23/4) e Marcos Paulo e Marcelo (24/4).    A organização é da Prefeitura Municipal, junto com o Sindicato dos Produtores Rurais, Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Nepomuceno. 

Toda a estrutura da festa, desde os estandes, tendas, até os palcos onde se apresentarão os artistas, será montada no entorno da praça principal da cidade. Conforme explica a prefeita do município, Iza Menezes, “o evento será a maior oportunidade de negócios da região, estimulando e apoiando a produção e a cultura local, fomentando o café, que será o ingrediente principal de comidas e bebidas. Além de ser um espaço para diversão de todos”.

Recorde

Sendo hoje uma das maiores produtoras de Café do Brasil, Nepomuceno receberá a equipe do Guiness no festival, com intuito de bater o recorde da maior degustação de café do mundo, no Corredor Degustação de Café. O objetivo é reunir mais de duas mil pessoas e colocar Nepomuceno e seus apoiadores no Livro Mundial dos Recordes. Hoje, o título atual está em Moscow, na Rússia.

Café

Seguindo a temática do evento, um espaço de destaque será o Café Show, destinado ao mundo técnico do café, juntamente com baristas e parceiros da base cafeeira brasileira. Os participantes do Festival contarão com apresentações de baristas renomados, feira de negócios, workshops e palestras, onde poderão conhecer de perto muitas curiosidades sobre a cafeicultura, entre elas, poder viver um momento sensorial do café de qualidade x café tradicional.

A FAEMG, parceira na realização do evento, promoverá o encontro com mulheres produtoras de café e o estande virtual com realidade aumentada e também levará o Torrãozinho, um personagem carismático que representa o “Projeto Semeando”, divertindo e conscientizando as crianças presentes.

Gastronomia

A Cozinha Mineira do Clássico ao Contemporâneo trará a diversidade da culinária mineira e seus atrativos numa ampla programação, apresentado o chefe mirim, desafio de chefs nacionais com apresentação da culinária regional, além de uma grade de minicursos e apresentações com degustações dos pratos apresentados. 

O espaço Cozinha Show também contará com a presença do SENAC, que trará seus profissionais e alunos para apresentações gastronômicas.

Cinema

O recorte estará presente durante os quatro dias do evento. Serão exibidos no palco Cinema filmes para o público, com temas ligados à gastronomia, bem como filmes realizados pelos alunos das escolas municipais da cidade de Nepomuceno, que estão sendo desenvolvidos em oficinas de fotografia, filmagem e edição. “O objetivo é criar e promover condições técnicas de capacitação do jovem, para ter conhecimentos audiovisuais, formando novos artistas ou cineastas”, pontua a prefeita Iza.

No palco Cinema, também serão apresentadas peças teatrais infantis, com a VOVÓ NENÊ e THESCO, personagens locais, além da apresentação dos artistas da cidade e região.

Valorização das Mulheres

Uma das ações que envolvem o Festival tem como cenário a situação de vulnerabilidade das mulheres que, há 27 anos, são assistidas pelo Centro Social Padre Butinha, capacitando e qualificando essas mulheres para o mercado de trabalho. “Nesse sentido, o objetivo é capacitar ainda mais a mulheres de nossa cidade por meio da panificação, gastronomia, costura, arte e cultura”, explica a prefeita Iza Menezes. 

A missão do SEBRAE nessa estrutura é justamente fornecer a esses pequenos empreendedores, importantes informações para poderem fomentar o pequeno negócio. No Festival, a entidade ofertará diversas palestras e oficinas para o empreendedor individual.

Acesse nossas plataformas de comunicação:

www.festivalcinecozinhamineira.art.br

@festivalcinecozinhamineira. art

@facebook.com/Festivalcinegastroarte

Assessoria de Comunicação:  
Contatos: (35) 9.9871-4042 / Junior Figueiredo | ASSCOM REGIONAL (31) 9.8312-0258 / Luciano Pereira | ASSCOM NACIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.